Exercício “A Terra treme”

No dia 5 de novembro, às 11h05 o nosso Agrupamento voltou a associar-se ao exercício “A Terra treme” promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
As Escolas Básicas e o Jardim de Infância de Cavernães executaram os três gestos que podem salvar vidas, BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR, sendo que em cerca de 80% das turmas, as professoras e educadoras também realizaram a evacuação para o exterior do edifício. Todas foram unânimes em considerar este exercício como uma forma de sensibilizar os alunos para esta temática e prepará-los para saberem como atuar em caso de sismo.
Na escola sede, como já é hábito, tivemos a presença do Eng.º Rui Rodrigues do Serviço Municipal de Proteção Civil que, antes do alarme soar, esteve com os alunos da turma B do 8º ano na sala 9. Foram relembrados os procedimentos antes, durante e após um sismo. Os alunos puderam demonstrar os conhecimentos já adquiridos em anos anteriores e esclarecer algumas dúvidas.
Às 11h05 e enquanto o alarme tocou, toda a comunidade educativa executou os três gestos recomendados, após o que realizou a evacuação para o ponto de encontro – campo de jogos. De acordo com o Eng.º Rui, o conjunto de ações desenvolvidas teve a duração de três minutos e meio, o que faria toda a diferença em caso de sismo real. Considerou, ainda, que o exercício correu muito bem, fruto da participação neste e noutros simulacros.
Este ano ainda tivemos a visita de uma repórter do Jornal do Centro que acompanhou a turma B do 8º ano em todas as etapas e cuja reportagem pode ser acompanhada no site deste jornal. Fica aqui o link para os mais curiosos.
Simulacro: A terra tremeu e os alunos da Escola de Mundão, em Viseu, mostraram estar preparados – Jornal do Centro
Só nos resta agradecer a toda a comunidade educativa a colaboração demonstrada.
TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

Sessão de sensibilização com o 8.º B