No dia 12 de junho as turmas do 7º ano e os alunos do Clube Saúde e Ambiente realizaram uma aula de campo de Ciências Naturais à fábrica de cerâmica Cerutil, no Sátão.
Esta visita insere-se no Projeto Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões da CIM Dão Lafões e faz parte do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas de Mundão.
A fábrica da Cerutil é uma das sub-holdings do Grupo Visabeira, especializada na produção de loiça de mesa e de forno, foi fundada em 1992 e emprega cerca de 290 trabalhadores. Esta fábrica produz anualmente cerca de cinco milhões de peças de louça de mesa e de forno em grés, que são maioritariamente destinadas à exportação.
Os alunos divididos em grupos de cerca de 15 alunos cada, tiveram a oportunidade de visitar toda a linha de produção, acompanhados por trabalhadores da empresa que lhes explicaram todos os passos envolvidos, desde a receção da matéria-prima até ao produto final.
Pudemos acompanhar a produção das peças e assim, os alunos conseguiram comprovar a forma como o ser humano utiliza as rochas, a partir de dados recolhidos no campo, uma das aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências Naturais.
Foi ainda possível constatar que há a preocupação por parte da Cerutil de produzir o mínimo possível de desperdícios, reutilizando os materiais sempre que possível e o que não é possível reutilizar é enviado à empresa que fornece a matéria-prima para novos destinos.
A visita permitiu compreender todo o processo envolvido na produção de cerâmica a partir de argila, incluindo o processo de design das peças e a produção e seleção de cores realizadas no laboratório. Também foi evidente a preocupação da empresa na segurança dos seus trabalhadores e dos visitantes, patente por exemplo num dos placards informativos onde se anunciava orgulhosamente o número de dias sem acidentes de trabalho.
Todos os alunos foram unânimes em afirmar que foi muito interessante e que aprenderam muito. Só temos a agradecer à CIM Dão Lafões por esta oportunidade e à Cerutil que nos recebeu tão bem e ainda nos ofereceu algumas peças de cerâmica. Bem-haja por uma manhã tão bem passada.
As professoras de Ciências Naturais
Ana Catarina Oliveira e Maria João Ferreira