Este projeto surge no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril e resulta da uma colaboração entre a Comissão dos 50 anos do 25 de Abril, o Gerador, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Viarco.
O lápis azul, objeto que riscava os textos que o Estado Novo não pretendia que chegassem ao público, será agora transformado num novo símbolo de expressão da liberdade. A iniciativa visa unir pessoas de todo o país na criação de um mural digital colaborativo, utilizando desenhos e textos feitos com modelo exato do lápis azul usado pela censura durante o Estado Novo.
Os nossos alunos tiveram a oportunidade de contribuir para este projeto, realizando uma intervenção com o lápis, num pedaço de cartolina branca quadrada de 15 cm x 15cm, semelhante ao tamanho de um azulejo tipicamente português, nas aulas de E.V. e E.V e E.T. A frase orientadora do projeto serviu como base para expressões individuais de liberdade.
Os vários “azulejos” serão reunidos num mural digital, que terá a curadoria do Gerador. Farão parte dele os desenhos de autores convidados, jornalistas, escritores, ilustradores e representantes de entidades ligadas à promoção de direitos sociais e humanos e, principalmente, dos jovens, alunos das mais diversas escolas de todo o país. O mural digital será publicado nos sites do Gerador e da Comissão no dia 25 de abril de 2024. Fica o registo dos trabalhos dos nossos artistas!
Teresa Lopes
A coordenadora PCE