Era uma vez um país a preto e branco

No âmbito das comemorações do 25 de abril, a Biblioteca Municipal apresenta o espetáculo Era uma vez um país a preto e branco, no dia 22 de abril, sábado, às 15h00.

O espetáculo dirige-se a adultos, jovens e crianças a partir dos 6 anos.

A participação é gratuita, limitada à lotação da sala e sujeita a inscrição através do endereço biblioteca@cmviseu.pt .

No caso de inscrição de crianças deve ser indicada a idade.

Da responsabilidade dos atores Lita Pedreira e Luís Geraldo, do Estórias Com Asas – Colectivo de Teatro | Artes Performativas, o espetáculo foi criado a partir de factos históricos, registos fotográficos, cartas, diários, estórias e memórias de familiares e amigos, e pretende que o público, especialmente das gerações mais recentes, seja capaz de refletir sobre a ideia de uma liberdade frágil, valorizando as conquistas de Abril.

Atores e público fazem uma viagem ao passado para falar do dia-a-dia do nosso país durante a ditadura do Estado Novo e descobrir o significado da palavra “Revolução”.

 Shttt!… Fala baixo!… Andam por aí uns homens com umas caixas pretas que ouvem tudo… Terão sido esses homens que levaram a minha Mãe para a prisão?… Trago todos os dias a sua fotografia no bolso da camisa, junto do coração… Mas presa porquê, se não roubou nem matou ninguém? Foi presa porque guardava, numa mala de viagem, livros, discos, recortes de jornais?! Foi presa por pensar de maneira diferente?! Por dizer o que pensava?! Mas, afinal, que crimes são estes?