Salvar Vidas! – Aprender a fazer Suporte Básico de Vida (SBV) na escola

Pode acontecer alguém à nossa volta, em casa, na escola, no trabalho ou na rua, sentir-se mal e, repentinamente, cair, revelando dificuldades em respirar. Essa pessoa poderá estar a sofrer uma paragem cardiorrespiratória (PCR) e, nesse caso, a sua vida corre risco imediato. A rápida e correta aplicação de manobras de reanimação cardiorrespiratóriapoderá ajudar a garantir a sobrevivência dessa pessoa, enquanto não chega ajuda especializada. Mas, atenção o socorrista só deve reanimar a vítima se tiver formação em SBV.

Salvar uma vida envolve uma sequência de procedimentos que são descritos como os elos de uma cadeia – a cadeia de sobrevivência.

A cadeia de sobrevivência representa a sequência de manobras que permite salvar vidas de paragem cardiorrespiratória, resumindo as 4 etapas (elos) vitais para uma reanimação bem-sucedida.

         Trata-se de um conteúdo programático da disciplina de Ciências Naturais do 6.º e 9.º anos. Assim, veio à nossa escola o Suporte Básico de Vida, com vista a dinamizar para as turmas dos dois níveis de escolaridade, uma sessão prática exemplificativa das manobras a pôr em prática no socorro à vítima inconsciente. A sessão foi promovida por 4 bombeiros (2 voluntários e 2 sapadores de Viseu) e decorreu na sala de convívio. Os alunos mostraram-se atentos, interessados, entusiasmados e expectantes, revelando uma participação ativa, sob a orientação dos monitores, na execução das manobras de reanimação da PCR.

Fica uma palavra de agradecimento à equipa da CLDS- 4G pela dinamização da atividade, aos Bombeiros voluntários e sapadores de Viseu pelo empenho, entusiasmo e profissionalismo sempre visível ao longo das sessões.

A equipa do PES