
Ao abrigo do Plano Nacional das Artes (PNA) e do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), o Agrupamento de Escolas de Mundão, tem em atividade, desde novembro passado, o Projeto Artista Residente.
Associada ao trabalho desenvolvido pela Artista Residente e pela equipa do Projeto Cultural de Escola, está já em funcionamento, a RAP – Residência Artística Permanente, na sede do Agrupamento.
Esta sala/espaço criativo, disponível para todos os alunos do AE e comunidade educativa, começará por funcionar, às quintas-feiras, das 9h30 às 13h e das 14h às 16h45, e às sextas-feiras, das 14h às 16h45.
Com inspiração no formato das residências artísticas que existem por todo o país, queremos ter um espaço físico onde todas as Expressões Artísticas são aceites e onde a fusão de disciplinas ditas normais com o Teatro, a Música, as plataformas digitais de edição de vídeo e som, e a expressão plástica acontece quase naturalmente. Por isso, sempre que uma turma tiver um “furo” ou um grupo de alunos queira desenvolver projetos de outras disciplinas, com o apoio da Artista Residente, poderá dirigir-se a este espaço onde terá a oportunidade de conhecer variadas técnicas e formas de arte, e ainda contactar com outras formas de criar ou apresentar trabalhos.
A RAP também terá espaço e tempo para desenvolver sessões de Mindfulness, para toda a comunidade educativa, em grupo ou individualmente. Esta técnica ajuda a lidar melhor com as emoções do dia-a-dia.*
Assim sendo, já que o tema do PCE deste ano letivo é “Mundão abraça com o coração”, com as valências artísticas e socioculturais que a nossa sala possui, incluindo os valores humanos essenciais que pretende defender e praticar (Inclusão, interculturalidade, afetos e emoções, liberdade, respeito, criatividade e paz), acreditamos que será um espaço muito requisitado.
Para acompanhar as atividades desta sala, sigam a página do PCE no Instagram: @PCE_PNA_MUNDAO
A preparação desta sala teve o apoio da PAVIERA, empresa local de pavimentos e decoração.
*Estas necessidades surgem no seguimento do relatório da OCDE Skills Strategy Diagnostic Report Portugal 2015 onde consta a recomendação que o ensino em Portugal se foque mais no desenvolvimento de competências emocionais que contribuam para a redução do abandono escolar e melhoria da qualidade e equidade na escola, bem como do Relatório Mundial da Felicidade das Nações Unidas, que sugere a criação de uma disciplina sobre a felicidade nos sistemas de ensino.
