NATAL NA ESCOLA E NA FAMÍLIA 2022 – Construção de Presépios em FAMÍLIA

De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi construído por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, construiu o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Tal como os conhecemos hoje, os presépios apareceram no século XVI em Itália, primeiro em igrejas e mosteiros e, posteriormente, nas casas das famílias. Com o passar do tempo, estavam totalmente inseridos na cultura cristã da Europa.

O presépio é uma incontestável expressão da cultura popular e ocupa um lugar de relevo no Natal do nosso povo, marcando o nascimento do Menino Jesus. É uma manifestação cultural que importa valorizar, reforçando por um lado a identidade e tradição religiosa e, por outro, potenciar a criação artística. Para além do testemunho de fé que encerra, o ato de estruturar e montar um presépio espelha a cultura que nos caracteriza e, simultaneamente, estimula a imaginação que nos transporta, através da técnica e arte dos executantes, para um mundo encantador de calor e encontro.

Foi neste contexto e no âmbito do plano anual de atividades do Agrupamento de Escolas de Mundão, que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) promoveu a Construção de Presépios em FAMÍLIA.

Passamos a apresentar os Presépios e os seus autores.

Santo Natal

Muita Saúde e Paz

Os professores de EMRC