O projeto interdisciplinar “Saúde/ Alimentação Equilibrada/ Exercício Físico” inserto no Plano Curricular de Turma e o projeto “No encalço do património/ Para além dos Muros da Escola” deram as mãos, e no dia das comemorações do 1º dos Santos Populares diligenciaram uma caminhada pela natureza, com os alunos do 5ºA, acompanhados pelos professores Isilda Monteiro e Pedro Soeiro, rumaram até à Anta de Mamaltar de Vale das Fachas.
ANTA DE MAMALTAR DE VALE DE FACHAS (Viseu, Rio de Loba)
Monumento funerário (sepultura coletiva de inumação) do Neolítico/Calcolítico, que corresponde a um típico grande dólmen da Beira Alta. O Monumento foi descoberto em 1911 por José Coelho, que o escavou em 1912. Da escavação resultou a recuperação de espólio arqueológico que foi integrado na coleção privada daquele investigador, doada ao Município de Viseu em 1979, após a sua morte.
Anta de câmara poligonal alargada e corredor longo, com orientação a SE. Os esteios da câmara encontram-se sobrepostos e inclinados para o interior. O corredor tem de comprimento 6,45 metros e é mais largo à entrada da câmara, afunilando à medida que se aproxima do exterior. Os esteios estão dispostos lado a lado.
Pode ser feita, no seguinte link, uma visita virtual.
https://www.poloarqueviseu.pt/360/megalitismo/mamaltar/index.html
Atentos à explicação
À descoberta enquanto o professor Pedro cortava alguns fetos e silvas que teimam em crescer.
Momentos de descanso, de convívio e partilha.
Encontro da “Cache”
Descoberta do Baloiço
Esta atividade foi um excelente contributo para o enriquecer de conhecimentos, a prática do exercício físico, a descoberta do património histórico, o desenvolvimento pessoal e social e o fortalecimento da ligação da escola com o meio local. Chegamos cansados, pois as temperaturas elevadas provocaram algum desconforto, mas mais conhecedores e felizes.