Sabe o motivo pelo qual ocorrem tempestades de areia?
Este fenómeno é a prova que há uma necessidade crescente e urgente de ações individuais, locais, nacionais e globais com o objetivo de conter os extremos climáticos.
O que são tempestades de areia?
Normalmente, as tempestades de areia ocorrem entre a primavera e o verão, em lugares com climas áridos e semiáridos, onde o solo é geralmente coberto por areia e pequenas rochas. É comum em países da Ásia, onde é conhecido como haboob.
As tempestades de areia são causadas por temporais de chuva com ventos fortes que entram em contacto com o solo seco, encontram resquícios de queimadas, poeira e vegetação em regiões onde não tem ocorrido precipitação há muito tempo. Com o impacto, esses detritos acabam por criar um “rolo compressor” de detritos que, segundo especialistas, pode atingir os 10 quilómetros de altura – a chamada tempestade de areia. Os detritos que são elevados e são transportados por ventos com a velocidade mínima de 40 Km/h têm entre 0,08 milímetro e 1 milímetro e, apesar de pequenos, podem causar sérios danos a casas e à rede elétrica.
Diferença entre tempestades de poeira e areia
As tempestades de poeira e as tempestades de areia são muito similares e acontecem pelo mesmo motivo. O que muda é somente a espessura das partículas em suspensão.
Nas tempestades de areia, encontramos partículas maiores de rocha, já as tempestades de poeira são formadas por partículas de menores dimensões.
As partículas maiores ficam em suspensão por menos tempo devido à sua massa ser superior, enquanto as partículas de menor dimensão ficam mais tempo no ar formando nuvens mais altas, densas e duradouras.
Tempestades de areia são perigosas?
Independentemente do tipo, da duração ou do tamanho, as tempestades de areia podem causar sérios problemas. Entre eles, estão problemas de saúde causados pelo efeito que a areia tem sobre as mucosas do nariz, do ouvido, da boca e dos olhos. Também podem ser responsáveis pela movimentação de fungos e bactérias, causando problemas respiratórios.
Além disso, os seus detritos podem causar danos às infraestruturas elétricas das cidades (ferramentas, carros e edifícios), e podem provocar atrasos no tráfego aéreo.
Outro problema causado pelas tempestades de areia é a baixa visibilidade nos motoristas, o que pode ocasionar colisões e outros acidentes; por isso, perante um fenómeno destes é recomendado que o motorista pare fora da via e espere que a tempestade passe. Caso se encontre num local onde ocorra uma tempestade de areia, a recomendação é procurar proteção e ficar num local fechado. Se precisar de sair, tente sempre proteger o nariz, os ouvidos, a boca e os olhos para evitar danos à saúde.