Saber mais sobre… “Derivados do petróleo no nosso dia-a-dia”

Sabia que a presença de derivados do petróleo no nosso dia-a-dia vai muito além da gasolina, diesel e gás? 

Na verdade, é praticamente impossível pensar no nosso cotidiano sem a participação de algum produto obtido a partir da indústria petroquímica.

Antes de começar, vale lembrar que o petróleo é uma mistura de moléculas de carbono e hidrogénio que tem origem na decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos. 

No decorrer de milhões de anos, esse material acumulou-se no fundo dos oceanos, mares e lagos. E, ao ser pressionado pelos movimentos da crosta terrestre, deu origem à substância que chamamos de petróleo.

Derivados do petróleo presentes em casa

A indústria petroquímica transforma o petróleo refinado em produtos que são a base para grande parte da indústria química, muitas vezes não imaginamos quanta tecnologia e conhecimento estão envolvidos nas coisas mais simples da nossa casa.  

Entre estes produtos estão roupas, colchões, embalagens para alimentos e medicamentos, brinquedos, eletrodomésticos, carros, aviões e até cosméticos. Conheça agora derivados do petróleo que fazem parte do nosso dia-a-dia:

1. Brinquedos

Muitos utensílios infantis de uso diário são feitos de derivados do petróleo: mamadeiras, chupetas, copos, pratos e principalmente brinquedos. Isso porque eles são, na sua maioria, feitos de plásticos e polímeros, contribuição da indústria do petróleo.

2. Cosméticos

Champôs, óleos, perfumes, tinturas e cremes de cabelo são alguns exemplos que levam derivados do petróleo em sua composição. Acredite, até 80% dos ingredientes encontrados em cosméticos são provenientes do petróleo, como acrilatos e propilenoglicol.

3. Borracha sintética

A borracha sintética substitui o látex em diversos produtos, como artigos esportivos, ténis e pneus, por ser mais forte e resistente a mudanças intensas de temperatura. Sabia que, em geral, um pneu corresponde aproximadamente a 31 litros de petróleo? 

4. Remédios

Parece estranho pensar no petróleo quando estamos a resolver algum problema de saúde. Mas a verdade é que muitos medicamentos (em especial os analgésicos e, curiosamente, até mesmo os homeopáticos) contêm benzeno, um derivado do petróleo.

5. Produtos de limpeza

Quase todos os produtos de limpeza são feitos com derivados do petróleo. O interessante (e um pouco assustador), é que todos eles possuem ingredientes que ao mesmo tempo que deixam a casa limpa, são prejudiciais para a nossa saúde. 

Por isso, os rótulos dos produtos de limpeza trazem informações/indicações de segurança para que o utilizador não deixe entrar em contato com os olhos, e os mantenha longe de crianças e animais de estimação.

6. Asfalto

O que nós geralmente chamamos de “asfalto” das nossas estradas é, na verdade, “concreto asfáltico” – ou seja, uma mistura de diversos minerais unidos graças ao asfalto propriamente dito, que é um derivado semissólido do petróleo.

7. Tecidos sintéticos

Sim! A roupa também tem petróleo. Os tecidos sintéticos como náilon, acrílico, spandex e poliéster são derivados do petróleo, e por serem mais baratos que os naturais, são largamente utilizados em roupas, cortinas e carpetes, por exemplo.

8. Comida

Para tudo! Sabia que o petróleo também é utilizado direta e indiretamente na produção de alimentos? Entre os ingredientes estão os corantes, os flavorizantes e os conservantes, utilizados diretamente nos alimentos, e fertilizantes artificiais e pesticidas, utilizados no cultivo de alimentos

9. Plástico

Este é um dos usos mais conhecidos de derivados do petróleo. O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros. É um composto sintético extremamente presente no dia-a-dia da maioria das pessoas, é encontrado em garrafas pet, materiais de construção civil, embalagens, sacos plásticas e copos descartáveis.

Em resumo, os produtos petroquímicos que vimos nos exemplos anteriores são classificados como básicos, intermediários e finais. 

Os petroquímicos básicos são os alcenos (compostos de carbono e hidrogénio, como exemplo: o eteno, o propeno, o butadieno), os aromáticos, amónia e o metanol, a partir deles são produzidas uma grande diversidade dos intermediários. Estes, por sua vez, são transformados em produtos petroquímicos finais como os plásticos, borrachas sintéticas, detergentes, solventes, fios e fibras sintéticos, tintas, fertilizantes, etc. Olhe para seu lado agora e perceba quantas coisas são derivadas do petróleo!